Várias palestras interessantes no #PHP SC Conf deste ano. A palestra que abriu o evento foi do projeto theWebMind, cujo qual sou mebro e que vocês já devem conhecer. Fora alguns problemas técnicos conseguimos apresentar o projeto em primeira mão para o pessoal que estava presente. Obtivemos vários feed-backs positivos a respeito do projeto.

Intervalo para o almoço e em seguida foi a vez de Felipe L. Pereira e Marcelo Magnani apresentando Aplicações desenvolvidas para o Governo com Symfony. Achei bem interessante a palestra a abordagem deles sobre o uso de Simfony, mas mesmo com cases de sucesso não consigo me adaptar a esse Framework. Logo após foi a vez do Filipe Ibaldo Gomes apresentar conceitos do mesmo Simfony e montar uma pequena Aplicação utilizando o Framework.  No meu ponto de vista a palestra foi boa, o Filipe conseguiu demonstrar bastante conhecimento sobre Simfony, mas me deixou com menos interesse ainda de partir para esse caminho. Achei muito complicada a maneira de como se trabalha, mas essa é só a minha opnião.

Coofee-Break, porque ninguém é de ferro, e falando nisso, ninguém comentou mas estava muito bom. Depois de forrar o estomago chegou o palestrante Eduardo Kraus, sua palestra foi “Integração do Flex com PHP”. O Eduardo conseguiu entusiasmar o pessoal com exemplos práticos e uma bela explicação sobre como funciona esse processo de integração do Flex com PHP. No final da sua palestra ainda trocamos uma idéia e ele nos passou uma série de códigos prontos para quem sabe desenvolvermos um módulo Flex para o Mind.

Não consegui acompanhar a palestra do Samuel Crescêncio sobre “Lean”, mas ouvi de todos participantes ótimas críticas sobre sua apresentação. Ainda tivemos o Erico Vasconcelos com a palestra “Suporte da ZEND para o ciclo de vida de aplicação PHP”. O figuraça Walker de Alencar palestrou sobre PHP Coding Standards e PHPDoc.

Sábado começou bem, com mais uma figura carimbada da comunidade PHP. Er Galvão Abbott, Diretor de Conteúdo do PHP Conference Brasil e conhecido por vários outros projetos apresentou “Preto, branco e as sombras de cinza: Filtrando e validando strings”. Depois tivemos mais Zend com Adler Medrado e para fechar a manhã, Samuel Crescêncio, mostrando muito conhecimento sobre o assunto, palestrou sobre SCRUM.

O Rafael Kassner fez uma boa apresentação sobre Frameworks PHP, mostrando os pontos positivos e negativos de se adotar um Framework, e o que botar na balança na hora de decidir usar um Framework. Sua apresentação gerou um bom debate, assim contribuindo para todos que ali estavam, experientes ou iniciantes.

A palestra “Cases em multinacionais de telefonia utilizando PHP” da Flávia Jobstraibizer gerou um pouco de inquietação do pessoal, mas foi uma boa apresentação, mostrando a força do PHP dentro de uma empresa do nível da Telefônica. Não posso deixar de citar algumas coisas bem interessantes que ela falou: A Microsoft adotou PHP em um projeto pelo fato do custo benefício! O aumento de cinquenta e tantos por cento no salário de toda a equipe PHP da Telefônica. A Claro utiliza PHP porque é mais rápido que JAVA.

Mais uma figuraça sobe ao palco: Guilherme Blanco, cheio de estilo e de gravata laranja(bem laranja)  apresentou “Desenvolvimento Ágil com Doctrine ORM". Um ótimo ORM(object relational mapper) que facilita muito as tarefas de desenvolvimento.

Ainda tivemos apresentações sobre RIA por Anderson Straube, “Desenvolvimento Ágil com Zend Framework e Yahoo! UI” por Domingos Teruel e “Melhorando a performance de aplicações com o uso do MemCache” por Elton Minetto.

Durante o sábado o pessoal ainda pode fazer mini cursos que aconteceram simultaneamente as palestras nos laboratórios da Univali.

Para concluir: grande evento, grandes personalidades, ótimos contatos profissionais.

OBS: Sobre as festas que rolaram no submundo do PHP SC Conf, prefiro nem comentar.(ahahhahahaah). Vou comentar sim: Estavam muito boas! #phpscconf #phpinga #jesusmechicoteia

O/

Até o próximo evento pessoal.