Na última semana tive a honra de palestrar novamente no maior evento de software livre da américa latina e acho que do mundo, o FISL.
Palestrei sobre JavaScript, é claro.
palestrei no FISL na 12º edição, e muita coisa mudou de lá pra cá.
Desta vez falei sobre como o JavaScript está cada vez mais presente em todos os lugares.

A palestra:

“Ano: 2013. A linguagem JavaScript se espalhou como vírus. A humanidade está infectada.
Não existe possibilidade remota de cura.
O JavaScript está em todos os lugares. PCs, servidores, celulares, robôs, espaçonaves, geladeiras, torradeiras e onde você menos imagina.
A palestra mostrará a evolução do JavaScript nos últimos anos. Desde a sua criação até os dias atuais, o que mudou, e como isso transformou o mundo e a Internet.
De uma simples linguagem de scripts, que validava formulários, a uma linguagem padrão, que hoje pode ser considerada o principal pilar da Web.
A revolução do HTML5, as novas API’s, novos conceitos hoje fazem com que um desenvolvedor tenha total poder de fazer algo revolucionário com JavaScript.
A palestra ainda mostrará a integração do JavaScript com um Arduino, exemplificando como isso é possível, através de novos protocolos. Em um exemplo prático, com interação com a platéia e com a nuvem, um arduino será controlado remotamente utilizando tecnologias emergentes, e muito JavaScript."

Para quem não esteve no FISL, pode assistir aqui a gravação da palestra.